quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sobre o Curso Prótese Dentária

O perfil profissional final do aluno do curso TPD do IFPR campus avançado Londrina, será a atuação na fase laboratorial de planejamento confecção das próteses dentárias, produzindo o trabalho de forma individual ou em equipe, sendo vetado aos Técnicos em Prótese Dentária prestar, sob qualquer forma, assistência direta a pacientes.
Assim, ao final do curso TPD, o profissional estará capacitado a:
- Planejar e construir dispositivos e aparelhos protéticos parciais ou totais, móveis ou fixos; tais como: próteses totais, próteses fixas, próteses parciais removíveis e aparelhos ortodônticos;
- Atuar em estreita parceria com o cirurgião-dentista, prestando todo o suporte técnico necessário ao profissional de nível superior no planejamento, confecção e manutenção da fase laboratorial da construção das próteses dentárias;
- Treinar e supervisionar profissionais auxiliares e serventes do laboratório de prótese dentária;
- Administrar e gerenciar estabelecimentos laboratoriais de produção de peças protéticas;
- Atuar como consultor técnico na área de técnica de prótese dentária;
- Dominar a correta manipulação e a ciência dos materiais dentários de interesse laboratorial;
- Realizar a manutenção de equipamentos odontológicos utilizados na produção de próteses dentárias;


            Idade Mínima:Depende do grau de escolaridade.
            Escolaridade Mínima: Ensino Médio Concluído
            Duração do Curso: 2 anos
            Carga Horário do curso: 1. 360 h
            Período das aulas: Noturno das 19:00h as 22:40h.

Para a realização do curso TPD o pretendente deverá ter concluído o ensino médio (ou finalizar o ensino médio até o final do curso TPD), além de submeter a aprovação dentro do número de vagas no processo seletivo regulamentado pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Atualmente o curso TPD no IFPR Campus Avançado Londrina disponibiliza 30 vagas, tendo o curso a duração de 2 anos, dividido em 4 módulos semestrais, totalizando uma carga horária total de 1.360 h, com aulas ministradas no Período noturno de segunda-feira a sexta – feira das 19:00h as 22:40h.  

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sobre o Curso Técnico em Prótese Dentária

O curso de técnico em laboratório de Prótese Dentária, ou Técnico em Prótese Dentária (TPD), desenvolve competências com o objetivo formar, capacitar, qualificar e atualizar o aluno no processo  planejamento, confecção e/ou reparação de aparelhos protéticos,  por solicitação do cirurgião dentista ou profissional especializado. 
O curso proporciona ainda ensino teórico e prático, enfocando o conhecimento científico e suas inovações tecnológicas dentro da área odontológica e TPD. Além da confecção de peças protéticas, capacita o aluno para: gerenciar laboratórios de prótese dentais e sua logística (próprios ou não); operação, zelo e manutenção de equipamentos e instrumentais específicos; atuar como funcionário em laboratório de prótese dental; consultor técnico de empresas comerciais do segmento; trabalhos em instituições públicas, educacionais e hospitais.  

O curso não prevê estágio obrigatório. Caso o aluno queira solicitar estágio voluntariamente deverá procurar a coordenação do curso.
Ao concluir o curso e, comprovando o término do Ensino Médio, o aluno recebe o diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Prótese Dentária.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece o Técnico em Prótese Dentária que, para ficar legalmente autorizado ao exercício da profissão, deve se inscrever no Conselho Regional de Odontologia do seu Estado (CRO).

Para tanto o curso de TPD aborda entre outras as disciplinas de:

Morfologia, Anatomia e Escultura Dental - atividades teóricas - praticas para o processo de escultura dental e oclusão, incluindo ações de segurança do trabalho e ergonomia de trabalho.
Confecção de modelos dentais -  Métodos e técnicas para a confecção de modelos dentais com finalidade de estudo, diagnóstico e trabalho.
Encerramento diagnóstico – Conhecimentos teóricos e práticos para encerramento dental progressivo e regressivo.
Produção de prótese parcial fixa – Atividades desenvolvidas as competências voltadas para o processo de escultura dental e oclusão para a confecção de prótese fixa unitária ou múltiplas, revestida por cerâmica, também conhecidas como coroas dentais ou ponte dental.
Produção de prótese parcial removível – Conhecimentos para planejar e confeccionar próteses parciais removíveis, além de desenvolver habilidades  para a construção de modelo, ceroplastia da armação metálica, montagem de dentes, ceroplastia gengival, acrilização e polimento da prótese.
Produção de prótese total - Planejamento e confecção de próteses totais, através do planejamento e construção de modelos, seleção e montagem de dentes, ceroplastia gengival, acrilização e polimento e acabamento da prótese totais, também conhecidas como dentaduras.

Construção de placa interoclusal –
Produção de aparelho ortodônticos – Técnicas e métodos para o planejamento, construção de modelos e  grampos, acrilização e polimento e acabamentos de aparelhos protéticos utilizados nos tratamentos ortodônticos.
Organização e supervisão de produção de trabalho protético dental; ética e bissegurança: Promove uma ambiente para integrar na profissão de TPD através do contato com profissionais da área, participando ativamente de situações vivenciais simuladas, que permitam contextualizar o trabalho em saúde e no segmento da prótese e com as perspectivas que ela oferece, visando o seu desenvolvimento profissional.