quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sobre o Curso Técnico em Prótese Dentária

O curso de técnico em laboratório de Prótese Dentária, ou Técnico em Prótese Dentária (TPD), desenvolve competências com o objetivo formar, capacitar, qualificar e atualizar o aluno no processo  planejamento, confecção e/ou reparação de aparelhos protéticos,  por solicitação do cirurgião dentista ou profissional especializado. 
O curso proporciona ainda ensino teórico e prático, enfocando o conhecimento científico e suas inovações tecnológicas dentro da área odontológica e TPD. Além da confecção de peças protéticas, capacita o aluno para: gerenciar laboratórios de prótese dentais e sua logística (próprios ou não); operação, zelo e manutenção de equipamentos e instrumentais específicos; atuar como funcionário em laboratório de prótese dental; consultor técnico de empresas comerciais do segmento; trabalhos em instituições públicas, educacionais e hospitais.  

O curso não prevê estágio obrigatório. Caso o aluno queira solicitar estágio voluntariamente deverá procurar a coordenação do curso.
Ao concluir o curso e, comprovando o término do Ensino Médio, o aluno recebe o diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Prótese Dentária.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece o Técnico em Prótese Dentária que, para ficar legalmente autorizado ao exercício da profissão, deve se inscrever no Conselho Regional de Odontologia do seu Estado (CRO).

Para tanto o curso de TPD aborda entre outras as disciplinas de:

Morfologia, Anatomia e Escultura Dental - atividades teóricas - praticas para o processo de escultura dental e oclusão, incluindo ações de segurança do trabalho e ergonomia de trabalho.
Confecção de modelos dentais -  Métodos e técnicas para a confecção de modelos dentais com finalidade de estudo, diagnóstico e trabalho.
Encerramento diagnóstico – Conhecimentos teóricos e práticos para encerramento dental progressivo e regressivo.
Produção de prótese parcial fixa – Atividades desenvolvidas as competências voltadas para o processo de escultura dental e oclusão para a confecção de prótese fixa unitária ou múltiplas, revestida por cerâmica, também conhecidas como coroas dentais ou ponte dental.
Produção de prótese parcial removível – Conhecimentos para planejar e confeccionar próteses parciais removíveis, além de desenvolver habilidades  para a construção de modelo, ceroplastia da armação metálica, montagem de dentes, ceroplastia gengival, acrilização e polimento da prótese.
Produção de prótese total - Planejamento e confecção de próteses totais, através do planejamento e construção de modelos, seleção e montagem de dentes, ceroplastia gengival, acrilização e polimento e acabamento da prótese totais, também conhecidas como dentaduras.

Construção de placa interoclusal –
Produção de aparelho ortodônticos – Técnicas e métodos para o planejamento, construção de modelos e  grampos, acrilização e polimento e acabamentos de aparelhos protéticos utilizados nos tratamentos ortodônticos.
Organização e supervisão de produção de trabalho protético dental; ética e bissegurança: Promove uma ambiente para integrar na profissão de TPD através do contato com profissionais da área, participando ativamente de situações vivenciais simuladas, que permitam contextualizar o trabalho em saúde e no segmento da prótese e com as perspectivas que ela oferece, visando o seu desenvolvimento profissional. 


8 comentários:

  1. Adorei seu trabalho, ficou excelente mesmo....esta de parabens!!! contem tudo que todos necessitam saber rs....maravilha!!! sucesso !!!

    ResponderExcluir
  2. adorei o blog , gostei das cores claras tranquilas , o conteúdo apesar de eu não entender nada , esclareceu bem as dúvidas... continuem assim!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha total, esta otimo !!! parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse curso, deu até vontade de fazer ^^

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pessoal!!! Tanto o layout como o conteúdo do blog estão muito bons!

    ResponderExcluir
  6. super legal o blog , espero que continue assim , e claro melhore com o tempo ! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Gostei muito do blog do layout das cores das imagens enfim tudo ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo trabalho! aproveitei e fiz uns resumos para meus estudos. Jeane Teixeira

    ResponderExcluir